Concurso Nacional de Acesso 2018 — 2ª Fase

No campus Alameda, as inscrições decorrerão no seguinte horário:

Todos os dias: entre as 9h30 e as 16h00

Local:

Secretaria da Área Académica (Edifício principal)

Documentos Necessários para a Matrícula e Inscrição

  • Documento de identificação

    Os portadores do Cartão de Cidadão deverão ter presentes os pin’s (códigos de 4 dígitos) de autenticação e de morada, fornecidos com o Cartão, o que permitirá simplificar e acelerar o processo de inscrição. Os portadores de outros documentos de identificação deverão trazer o Cartão de Contribuinte Fiscal.

  • Boletim de Saúde

    Boletim Individual de Saúde original com vacina antitetânica válida.

Outras Informações Importantes

  1. Encarregados de educação

    Para efeitos de matrícula e inscrição, os alunos com idade inferior a 18 anos não necessitam de se fazer acompanhar pelos seus encarregados de educação.

  2. Representação por terceiros

    A matrícula e inscrição deverá ser feita pelo próprio aluno, mesmo tendo idade inferior a 18 anos. Caso não possam estar presentes, poderão ser representados por terceiros mediante a apresentação de uma procuração e de documento de identificação.

    Excetuam-se os encarregados de educação de alunos com idade inferior a 18 anos, no dia da matrícula, que poderão completar todo o processo sem a sua presença.

  3. Turmas e Horários

    Todos os alunos colocados através do Concurso Nacional de Acesso são colocados automática e aleatoriamente nas turmas/turnos dos respetivos cursos, no 1º semestre. Não são aceites pedidos de escolha ou alteração de turmas/turnos. A informação do horário será dada no ato da matrícula e inscrição;

  4. Propina, seguro escolar e taxa de secretaria

    Nos 10 dias úteis seguintes à data da matrícula e inscrição, os novos alunos deverão efetuar o pagamento do seguro escolar anual (1,43€), da taxa de secretaria (25€) e da propina anual (1063,47€). Se desejarem, poderão optar pelo pagamento faseado em 7x da propina (segundo a Lei 68/2017, de 09 de Agosto), devendo liquidar a primeira prestação da propina (no valor de 163,47€) dentro deste prazo; as restantes prestações deverão ser liquidadas de acordo com as seguintes datas:

    Prestações Valor Prazo
    Prestação 1 €163,47

    Novos Alunos: até 10 dias a partir da data da Matrícula

    Restantes Alunos: 08/11/2018

    Prestação 2 150 08/12/2018
    Prestação 3 150 08/01/2019
    Prestação 4 150 08/02/2019
    Prestação 5 150 08/03/2019
    Prestação 6 150 08/04/2019
    Prestação 7 150 08/05/2019

    No ato da matrícula e inscrição serão fornecidas as referências bancárias para pagamento, que também poderão ser consultados posteriormente na página pessoal de cada aluno no sistema FénixEdu (intranet).

  5. Candidatos a Bolsas de Estudo

    No caso dos estudantes que tenham requerido bolsa de estudo de Ação Social, nos termos da lei em vigor, o pagamento das propinas só terá lugar depois de ter sido proferida a decisão final sobre a candidatura à bolsa, sendo, então, concedido um prazo suplementar de 15 dias úteis para regularização da situação.

    O Técnico está empenhado em garantir que nenhum estudante seja excluído por razões financeiras. Para tal, o Técnico criou um programa de bolsas que são atribuídas a estudantes provenientes de famílias com baixos rendimentos e que não são contemplados com uma bolsa dos serviços de ação social da Universidade de Lisboa.

    Descobre os programas de bolsas
  6. Residências de Estudantes do Técnico

    As candidaturas à Residência Eng. Duarte Pacheco (Parque das Nações, para alunos da Alameda) e à Residência Professor Ramôa Ribeiro (no campus Taguspark) deverão ser submetidas, exclusivamente, no ato de matrícula e inscrição.

    Todas as informações sobre as condições de alojamento, candidatura e os resultados da seriação dos candidatos podem ser consultadas na página do Núcleo de Alojamentos.

  7. Cartão do Técnico

    O cartão do Técnico é emitido pelo Banco Santander, sendo opcional a abertura de conta bancária.

  8. Cartão da ULisboa

    O Cartão da Universidade de Lisboa é emitido pelo Banco Caixa Geral de Depósitos e permite o acesso à Cantina dos Serviços de Ação Social , sendo opcional a abertura de conta bancária.

  9. Associação dos Estudantes

    Os alunos que pretendem tornar-se sócios da Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST) deverão efetuar o pagamento da quota, que inclui o “Kit Caloiro”. O Cartão da AEIST é emitido pelo Banco BPI, sendo opcional a abertura de conta bancária.

  10. Início do ano letivo

    As aulas começarão no dia 17 de setembro (segunda-feira), para todos os alunos do Técnico.

  11. Código de Conduta

    A Universidade de Lisboa (que integra o Técnico) elaborou os documentos onde se definem os Direitos e Garantias e o Código de Conduta e de Boas Práticas da comunidade académica da Universidade e das suas Unidades Orgânicas.

    É dever do estudante “Conhecer e cumprir as normas que regulam as suas atividades enquanto membros da comunidade académica”.

    Consulta os documentos Direitos e GarantiasCódigo de Conduta e de Boas Práticas e o Regulamento Disciplinar da ULisboa antes de assinares o Compromisso de Honra no ato da inscrição.

Documentos Importantes

Na página do Técnico estão disponíveis os documentos importantes, que devem ser lidos por todos os estudantes:

Programas e Apoios aos Estudantes

  1. Apoio ao Estudante

    A área de acompanhamento do campus do Taguspark tem como missão promover a integração académica dos estudantes do IST, apoiando todo o tipo de iniciativas que contribuam para este fim.

    Contacto: nag-taguspark@tecnico.ulisboa.pt

    Localização: Gabinete 0-53 (piso 0)

    Horário de atendimento: 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h30

  2. Programa Sucesso Escolar

    Tem como objetivo proporcionar uma melhor integração académica dos estudantes na Escola.

    O Programa é implementado com o apoio de estudantes de anos mais avançados (mentores) que, com as suas experiências e vivências académicas, acompanham os novos estudantes-mentorandos, principalmente durante o primeiro ano de permanência no IST.

    Objetivos:

    • Minimizar as dificuldades de adaptação, na transição do ensino secundário para o superior;

    • Contribuir para o bom desempenho escolar de todos os estudantes do 1º ano;

    • Apoiar e integrar estudantes deslocados oriundos de outros pontos do país e do estrangeiro.

    Neste âmbito foi criada a sala de estudo em grupo (sala 1-1, piso 1) que funciona em exclusividade para os estudantes de 1º ano, no horário das 9h às 21h. Os grupos de estudo funcionam autonomamente ou integrados nos horários de dúvidas dos professores das respetivas disciplinas.

  3. Necessidades Educativas Especiais

    O Instituto Superior Técnico dá apoio aos estudantes que em algum momento do percurso académico apresentem necessidades educativas especiais, como deficiência, problemas de saúde e/ou dificuldades de aprendizagem específicas.

    O Técnico disponibiliza condições de frequência e avaliação adaptadas aos estudantes abrangidos pelo Regulamento do Apoio ao Estudante com Necessidades Educativas Especiais (Despacho 4208/2011, de 4 de março).

    O Estatuto de Estudante com Necessidades Educativas Especiais deve ser requerido no início do ano letivo, exceto no caso de situações temporárias, em que só pode ser apresentado aquando da ocorrência.

    Sabe mais sobre os recursos que tens ao teu dispor e como podes requerer o acesso aos mesmos!

    Núcleo de Apoio Geral do Taguspark
    Área de acompanhamento
    Carla Costa
    carla.boura@tecnico.ulisboa.pt
    214 233 545
    Website

    Ligações úteis

  4. Serviços de Ação Social da ULisboa

    No respeito do quadro político definido pelo Governo, a Ação Social no Ensino Superior desenvolve-se no âmbito das respetivas instituições de ensino, estruturada através de um modelo de intervenção direcionado para atender aos desafios que o contexto socioeconómico coloca ao estudante.

    Na página dos SASULisboa podes encontrar informação sobre:

    • Bolsas
    • Alimentação
    • Alojamento

BeTécnico

O BeTécnico é uma iniciativa do Instituto Superior Técnico, em parceria com a FNAC, com o objetivo de promover a integração, o envolvimento e a participação ativa dos novos alunos na vida académica. Ao participares nestas atividades habilitas-te ainda a ganhar vários prémios, colecionando os Selos do Técnico no teu Passaporte.

Saber mais